Comércio Reabre Segunda Feira

sexta, 17 de abril de 2020
Comércio Reabre Segunda Feira

Após conversa com a ACITEL, Prefeitura decreta reabertura do comércio

Como foi adiantado na noite de quinta-feira, a ACITEL traz novas e boas notícias:

- Foi emitido hoje o Decreto Municipal número 26.612/2020 que autoriza a reabertura de alguns estabelecimentos comerciais da cidade, porém com restrições.

Os estabelecimentos abrangidos  pelo decreto 26.612 deverão autuar em atençao as seguintes determinações :

• Criar mecanismos que restrinjam o acesso de pessoas ao estabelecimento evitando aglomerações;
  • Observar  o distânciamento  mínimo de 2 metros entre pessoas durante o atendimento e espera, utilizando de  elementos como fitas , giz, cones, e outros materiais que possam  orientar e sinalizar o espaço;
  • Considerar a capacidade de lotação máxima de no máximo 50% da lotação prevista no alvará de funcionamento do estabelecimento;

Disponibilizar espaço externo para área de espera, sendo de responsabilidade do proprietário a manutenção do distanciamento  mínimo de 2 metros entre as pessoas;

• Disponibilizar informações visíveis ao público com as orientações e medidas para contenção da Covid-19.
  • Os estabelecimentos devem suspender temporariamente a alimentação e degustação de produtos no ambiente ;
  • Adotar medidas adicionais a fim de evitar a aglomeração de pessoas;
  • Disponibilizar álcool 70% em gel e/ou equivalente profilático, para os funcionários , colaboradores e consumidores;
  • Reforçar as ações de higiene em corrimãos, maçanetas de portas, carrinhos, cestas de compras, banheiros, mesas e nas áreas de circulação de público bem como de  preparo e exposição de alimentos em intervalo máximo de 03 (três) horas sem prejuizo as demais recomendações constantes deste documento;

Estabelecimentos que dispõem de estrutura para consumo de alimentos no proprio local ou em praça de alimentação, deverão observar os seguintes procedimentos:

• Manter a disposição das mesas com espaçamento mínimo de 02 (dois) metros ;
  • As mesas devem  receber  a metade de sua capacidade de ocupação;
  • Dar preferência ao serviço tipo “A la carte”;
  • Se o estabelecimento oferecer serviço do tipo bufê, o mesmo deve ser servido por funcionários devidamente paramentados com EPI’s;

As academias e clinicas de fisioterapia deverão suspender as atividades de contato físico e realizar a limpeza dos equipamentos nos intervalos e/ou quando da troca de usuário/paciente;

A ACITEL reafirma que dioturnamente vem acompanhando o drama do empresariado  Telemacoborbens e que estão com as portas de seus estabelecimentos fechadas. Salienta-se que os dirigentes desta Associação por exigencia do cargo que ocupam também são empresários e estão sofrendo juntos as mesmas dificuldades e preocupações dos empresários locais .

Incontáveis reuniões, telefonemas e constante contato houveram ao longo das últimas semanas com as autoridades municipais, sempre na busca de medidas que fossem adequadas à abertura do comércio local .

A diretoria da ACITEL também discutiu em inúmeras oportunidades, junto as associações comerciais e empresariais da região, práticas e experiências que pudessem ser aplicadas em nosso Município.

A ACITEL não adotou e não adotará postura de enfrentamento inconsequente ou ataques levianos a quem quer que seja, não utilizou e não se utilizará do momento dramático que vivemos para promoção pessoal de quem quer seja, a ACITEL  se pautou no trabalho incansável e diário e neste momento esta muito feliz pois o desse esforço se mostra positivo.

Fonte: http://www.telemacoborba.pr.gov.br/informacoes/boletim-oficial/9247-edicao-1540.html