Notícia

Escolas de idiomas reabrem a partir de 1º de junho em Telêmaco Borba

sexta, 29 de maio de 2020
Escolas de idiomas reabrem a partir de 1º de junho em Telêmaco Borba


As escolas de idiomas reabrem na segunda-feira, dia 1º de junho, em Telêmaco Borba. A confirmação se dá após mais uma audiência entre diretoria da ACITEL –Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba e a Prefeitura.
Diretores da entidade se reuniram com o prefeito Dr. Marcio Artur de Matos na quinta-feira (28), na sede da Prefeitura, para tratar dos detalhes do processo de reabertura destes estabelecimentos de ensino.
Um decreto baixado na sexta-feira (29) pelo Poder Executivo contém as normativas para o funcionamento das escolas mantendo os devidos cuidados preventivos em relação ao novo coronavírus (Covid-19).
Participaram pela ACITEL, a presidente Sonia Maria Ribeiro, os diretores Eraldo Luiz Corrêa de Paula,  Viviane Matias da Silva, Benuza de Faria Bento Speltz e o gerente executivo Ardson Lellis da Costa e Silva. 
As tratativas iniciaram no dia 19 de maio com uma reunião preliminar junto ao Executivo Municipal, posteriormente no dia 21 entre os proprietários das escolas de idiomas, sendo eles: Viviane Matias da Silva (Winners Centro de Educação), Benuza de Faria Bento Speltz (Wizard), além de representantes da CNA, Bruna Calcagnoto Bernardo, da VIP English School Edimara Scnhneider Damasceno e da KNN Idiomas, Saulo Bertoni de Oliveira.
Para a presidente Sonia, é importante que as atividades possam ser realizadas atendendo todas as recomendações que estão estabelecidas pelo decreto e deste modo atender à população com respeito aos seus estudos.
A diretora e proprietária da Winners Centro de Educação, Viviane Matias da Silva, compreende o momento delicado que o país e o mundo atravessam com a pandemia da Covid-19, mas reconhece que é possível realizar as atividades atendendo ao protocolo de cuidados que são feitos pelas autoridades sanitárias e de saúde.
O prefeito Dr. Marcio atendeu à solicitação da ACITEL e dos proprietários das escolas de idiomas e por decreto determinou quais medidas deverão ser adotadas para que o funcionamento ocorra adequadamente, primando principalmente pela saúde e integridade de professores, alunos, funcionários e seus familiares. 
Além do prefeito Dr. Marcio, participaram da reunião os secretários municipais Luís Fernando Matos (Gabinete), Elson Carlos Ferreira (Trabalho e Indústria) e Paulo Rogério Gomes (chefe de gabinete).
Decreto nº 26698, de 27 de maio de 2020, publicado em 29/05/2020.
O decreto 26.698 autoriza o funcionamento de escolas de idiomas e cursos de qualificação profissionalizante, no âmbito do Município, desde que observadas as seguintes condições:
Restrição a 50% do público, com intervalo entre fileiras e bancos ou cadeiras; e intervalo de 1,5m entre as pessoas;
Higienização das mãos na entrada do estabelecimento com álcool 70%;
Exigência de máscara para entrada e permanência no estabelecimento;
Inexistência de contato físico entre as pessoas;
Não compartilhamento de objetos;
Higienização dos assentos entre as aulas;
Uso de depilúvio na entrada do estabelecimento (pano com água sanitária). 
Todas as janelas e portas abertas, a fim de manter o local arejado;
Desativação dos bebedouros coletivos;
Os alunos não poderão permanecer no local fora do horário das aulas.
O Decreto Municipal nº 26.698 pode ser verificado integralmente no site da Prefeitura de Telêmaco Borba: www.telemacoborba.pr.gov.br no Boletim Oficial edição 1544.

http://www.telemacoborba.pr.gov.br/informacoes/boletim-oficial/9466-edicao-1560.html

Fonte: http://www.telemacoborba.pr.gov.br/informacoes/boletim-oficial/9466-edicao-1560.html